


Hoje, algum tempo depois de ter acordado, e já criando coragem pra levantar e tomar banho, ligo a tv (o que já está implícito que o canal era o Discovery channel) e vejo o Discovery na escola começando. Como praticamente tudo nesse canal me chama a atenção, eu páro pra ver pelo menos o assunto antes de tomar banho. E qual o assunto? A rainha Hatshepsut.
Eu não lia esse nome há anos! Sério! Desde os meus... 12 anos eu acho, quando eu fiz um dos meus primeiros e-mails hatshepsut_nut
Eu adorava a história dessa deusa e de Nut eu não sabia uito ou não tinha muito pra saber, mas depois de um tempo, foi esquecida por mim e tomaram lugar outras informações sobre o Egito.
Eu selecionei algumas imagens de Hatshepsut, achei uma sinopse da história da vida dela e, consequentemente, um blog ótimo sobre o Egito! www.fasciniosdoegito.blogspot.com/
De fato,tentaram apagar vestígios quem comprovam a ascenção de uma mulher ao trono egípcio,mas ficou a certeza da plena existência de uma Rainha enérgica,que governou o Egito com muita inteligência.
Hatshepsut nasceu do faraó Tutmósis Primeiro, e da Grande Esposa Ahmosé-Nébet-ta, teve mais três irmãos,mas os mesmo morreram.Casou-se com seu meio-irmão Tutmósis II,teve uma filha com ele,chamada Nefêrure,mas seu marido era de uma natureza meio débil,vindo a falecer muito brevemente,como Hatshepsut não tivera outros filhos,ela seria a herdeira do trono,pois era a filha herdeira da Grande Esposa Real.Porém o Rei Tutmósis teve um filho com uma concubina de nome Asis, e essa colocou o nome de seu filho Tutmósis III,esse seria o herdeiro real,embora não tenha sido gerado pela Grande Esposa Real.
Mas ,Tutmósis III não tinha idade para governar o Egito,então a regente Hatshepsut iria assumir o governo até ele atingir a maioridade.Não foi reconhecido rapidamente seu poder como farani,isso até que demorou,mas dentro de alguns anos de governo,Hatshepsut subiu ao trono como verdadeira Faraó(farani).
O Egito viveu dias prósperos com o governo dessa iminente Rainha,anos prósperos que renderam inúmeras construções,edificações miraculosas,expedições de sucesso(como a expedição a Punt),de onde trouxeram bolsas de electro(liga de cobre e ouro).O Egito jamais viveu dias de tanta paz,um tempo cheio de plena harmonia.
Mas um dia, o verdadeiro Rei,viria a reclamar seu trono por direito,e esse dia chegou...e foram exterminadas da memória egípcia tudo que se fazia referência a Rainha Hatshepsut,todas as maravilhosas obras e, até mesmo seus restos mortais dignos da Câmara Funerária no Vale das Rainhas não puderam descansar em paz.
Fica aqui nesse blog a simples homenagem a essa Rainha a qual admiro por sua força e competência,e quem sem sombra de dúvidas está no alto das grandes mulheres egípcias,modelo exclusivo de competência e lealdade.
Quem se interessar e quiser aprofundar estudos sobre essa Rainha,tenho uma indicação bibliográfica de uma mulher quase que pioneira sobre mulheres egípcias:
NOBLECOURT, Christiane Desroches. A mulher no tempo dos faraós. Campinas, SP: Papirus, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário