segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O pássaro azul!






"Trata-se da história de dois irmãos: a garota Mytyl e seu irmãoTytyl que após a convocação de seu pai para combater Napoleão, ficam sozinhos em casa. Depois
disso, Mytyl captura o pássaro azul da felicidade e não o entrega ao seu melhor amigo que está doente. A noite, ela recebe a visita da fada Berylune que
os manda, juntamente com o seu gato e cachorro, transformados em humanos em busca do pássaro azul da felicidade através do passado, do presente e do futuro.
O filme se inicia em preto e branco e vai sendo, gradualmente, colorido em Technicolor durante os eventos.
É estrelado por Shirley Temple e John Russell."


"O pássaro azul (The blue bird)

Direção: Walter Lang.
Roteiro: Walter Bullock, Maurice Maeterlinck e Ernest Pascal.

Ano de Produção: 1940.
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox.


O filme O Pássaro Azul, dirigido por Walter Lang, é um clássico em Technicolor para crianças, mas que também emociona os pais. O típico filme da Sessão da Tarde que costuma reunir a família toda em frente à Tv.

O longa-metragem, que foi baseado numa peça de Maurice Maeterlinck, escrita em 1908, ainda hoje consegue êxito ao contar a história da menina Myltyl Tyl (Shirley Temple) e sua busca pelo Pássaro Azul da Felicidade.

Embora O Pássaro Azul não tenha alcançado um sucesso financeiro na época do seu lançamento e tenha sido citado por muitos críticos da como uma cópia barata de O Mágico de Oz, acredito que esta obra foi meio injustiçada ao longo dos anos e poderia ser vista como muito mais do que uma resposta da Fox ao Leão da MGM. Walter Lang consegue conservar a ingenuidade e fantasia necessárias para agradar as crianças e a fotografia e os Efeitos Visuais são um prato cheio para os adultos que gostam do gênero.

O filme narra a história da família Tyl, cujo patriarca (interpretado por Russell Hicks) é convocado para combater Napoleão e precisa deixar os filhos em casa sozinhos. A garota Mytyl e seu irmão Tytyl (Robin Macdougall) passam a viver algumas aventuras depois que o melhor amigo de Mytyl adoece e a menina empenha-se em capturar o conhecido "pássaro azul da felicidade" para presentear o garoto. Após receber a visita da fada Berylune (Jessie Ralph), os meninos são enviados, juntamente com o seu gato Tyllete e cachorro Tylo, transformados em humanos, em busca do pássaro azul através do passado, do presente e do futuro.

Durante a viagem por muitos reinos com fadas, magias e personagens enigmáticos, as crianças passam pelas mais inusitadas situações, e vão sofrendo transformações — relacionadas às mudanças da infância para a juventude — e transformam os lugares por onde passam, como a emocionante cena em que Mytyl se despede dos avós, já mortos, e que voltam a dormir num banquinho porque só acordavam quando alguém lembrasse deles. A menina ainda consegue ver o irmão caçula que está para nascer em outros dos mundos. Quando voltam para casa, encontram um lugar muito diferente do início da aventura.

O filme passou a ser um tesouro garimpado ao longo dos anos por colecionadores, pois dificilmente é encontrado em locadoras, nenhuma emissora costuma mais passá-lo e aguardamos ansiosos o seu lançamento em Dvd, já que nos últimos anos muitos clássicos foram restaurados e lançados no mercado brasileiro. Até lá ficam apenas as recordações de um tempo em que encontrar um pássaro azul era mais preocupante do que pagar as contas no final do mês.



Elenco

Shirley Temple .... Mytyl
Spring Byington .... Mummy Tyl
Nigel Bruce .... Sr. Luxury
Gale Sondergaard .... Tylette
Eddie Collins .... Tylo
Sybil Jason .... Angela Berlingot
Jessie Ralph .... Fairy Berylune
Helen Ericson .... Luz
Johnny Russell .... Tyltyl
Laura Hope Crews .... Sra. Luxury
Russell Hicks .... Vovô Tyl
Cecilia Loftus .... Granny Tyl
Al Shean .... Vovó Tyl
Gene Reynolds .... Menino Estudioso
Stanley Andrews .... Wilhelm"


(Que mania de "tyl"!!)


Eu vi esse filme há alguns anos no Telecine, mas só uma partezinha. Apesar de ser com a Shirley Temple (éééé!), eu achei muito bonito, um filme que dizem ser para crianças, mas eu acho que é só superficialmente,não é só pra crianças e que, se for interpretado um pouco mais profundamente, é um filme com valores muito bons, o que eu já tinha percebido, mas quando li a opinião das pessoas, acreditei mais na nisso.
Acho que vale a pena comprar, mas em DVD.

Nenhum comentário: